Kenjutsu em sua tradução livre é “técnica da espada”. A arte marcial japonesa kenjutsu se originou na história há mais de 600 anos. Os praticantes usam espadas em exercícios tradicionais de kenjutsu e esses exercícios, conhecidos como kihons e katas, são treinados tanto de forma técnica como em lutas de combate.
Eventualmente muitas artes marciais japonesas foram criadas durante os tempos feudais e combinadas para criar o Kenjutsu. Essas artes combinavam movimentos de diferentes regiões do Japão, criando também uma variedade de escolas de treino. Um dos focos dos praticantes de Kenjutsu é o treinamento com a espada e ter contato com a filosofia de vida dos samurais.
O que veio antes: kendo ou kenjutsu?
Sobretudo a arte samurai kenjutsu originou-se antes da moderna arte marcial do kendo. Bem como foi chamada de arte marcial da vida e uma filosofia seguida por seus praticantes em muitos feudos durante a era feudal do Japão. O Japão tem muitos estilos únicos graças a esta divisão original. Diferentes técnicas, posturas e golpes são comuns entre esses estilos.
Após a Revolução Meiji, que viu o imperador japonês recuperar o controle de seu território, seguiu-se uma perseguição em massa aos samurais. O Kenjutsu foi substituído pelo Kendo, um esporte que incorporava técnicas de luta com espadas. Os alunos foram obrigados a usar armadura e mudar sua prática. Seu número de golpes e posições foram significativamente reduzidos para tornar a técnica mais fácil de entender/ didática.
Contudo, o Brasil é uma exceção à tendência mundial do kendo (que é mais praticado). Ou seja, o kenjutsu (o estilo de luta com espadas praticado no Japão há mais de 500 anos) é o mais popular no Brasil.
Quais materiais é utilizado nos treinos de kenjutsu?
Em termos de equipamento, o kenjutsu se concentra nas espadas com foco principal no combate. O shinai é uma espada de fibra de bambu usada principalmente para lutar. A espada de madeira (bokuto) é utilizada para praticar as posturas e técnicas (em kihons e katas) sem a experiência real de combate.
Bogu é o nome do principal equipamento de proteção usado pelos artistas marciais. É uma grande armadura que é usada sobre as roupas. O bogu é feito de kote, ou a luva; homens, ou o capacete; tara, ou proteção inferior do corpo; e fazer, ou proteção de barriga. Os alunos também usam quimono durante as aulas; eles apenas vestem armaduras durante as simulações de combate.
O kenjutsu se concentra em utilizar uma variedade de armas além da espada. Isso inclui espadas curtas, lanças longas ou naginata. Pode-se também usar duas ou mais espadas ao mesmo tempo. Além disso, pode-se aprender a manejar essas armas de forma eficaz através dos treinos de kihons e katas.
Sobre as lutas de kenjutsu
Antes de mais nada as lutas em torneios, ao competir, dois lutadores se enfrentam em uma arena circular. Os competidores consideram três regiões do corpo como áreas permitidas: cabeça, barriga e braço, e para os alunos mais avançados uma 4ª região pode ser golpeada: a garganta. Desse modo, para determinar a pontuação, o golpe não pode ter dúvidas ao ser acertado e o lutador deve demonstrar também convicção e intenção.
Algumas competições exigem apenas um “ippon” (um ponto) para vencer – conhecido como “nihon me” (termo para realizar o último ponto da luta). Outros exigem dois pontos para vencer, um “ippon” e o “nihon me”. Esses termos se referem ao ponto do golpe perfeito. No sistema de pontuação existe as faltas que podem ser cometidas que inclui golpes ilegais, atuação fora da área de luta, interromper o progresso com força e muito mais.
Leia também:
– Desvendando as espadas dos samurais
– Revelando o Coração do Bushido
Em conclusão note que o kenjutsu não é um esporte. É, antes de tudo, uma arte marcial e uma filosofia de vida. Praticar kenjutsu ajuda as pessoas modernas a se conectarem as virtudes dos samurais pois explora o espírito de resiliência, determinação, foco e disciplina.
Quer conhecer mais curiosidades do Japão?
Comments on “O que é Kenjutsu?”
Comments are closed.