Como vestir o hakama

Há uma forma certa de como vestir o hakama?

Sim, há uma forma correta de vestir essa parte do uniforme. É importante sempre estar bem apresentável e no caso do hakama com as pregas bem feitas, passado e vestido corretamente.

O Hakama tem quatro tiras (himo): duas mais longas em cada lado da frente da peça e duas mais curtas em cada lado da parte traseira.

Como vestir o hakama

O Hakama deve ser amarrado na altura da cintura (umbigo) por cima do OBI (Faixa) e descer até aproximadamente a altura dos tornozelos.

Vejamos este vídeo abaixo onde ele explica uma forma de amarração do hakama e colocação do obi.

Segue um breve passo a passo do vídeo, de como vestir o hakama.

Primeiramente deve colocar o hakama, pela parte da frente, e alinhar sua cintura no obi (como mostra o vídeo); Leve as duas tiras para trás, cruze elas e volte para frente. Novamente cruze elas conforme mostra ao vídeo e leve para trás novamente, finalizando com um nó e laço.

Agora com a parte de trás, leve a plaquinha e prenda no obi. Em seguida pegue as duas tiras e leve-as para frente e siga o processo de amarração (minuto 4:45).

Similarmente ao vídeo, agora deve fazer o laço do bombom, porém você não precisa ter aquele medidor de papel. Você pode separar o tamanho do olho mesmo e então seguir com o procedimento e finalizar a vestimenta.

Lembre-se de amarrar tudo com firmeza, para que não caia ou desmonte durante os treinos.
E não se esqueça que esse é uma das diversas formas de amarrar o hakama.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.