Você conhece a vestimenta utilizada nos treinos?

Antes de mais nada se você assistiu algum vídeo na internet ou filme deve ter se deparado com os alunos com uma vestimenta um tanto diferente/ inusitado. Segue abaixo as peças da vestimenta utilizada nos treinos de arte marcial. São 3 peças que compõe o “uniforme” de treino.

Kimono

É a parte de cima do conjunto. Normalmente encontrado em tecido de algodão (é um tecido grosso) e nas cores branco ou azul escuro/marinho. No kimono inserimos as tarjas que representam nossas graduações/nível das modalidades que treinamos. Além disso tem o logo/símbolo do instituto e a unidade que faz parte (da cidade) e também temos nosso nome de guerra descrito em kanji.

Obi

Em seguida temos o Obi, ela é a faixa que segura o kimono. Na ordem de colocação da vestimenta é Kimono> Obi> Hakama. Diferente de outras artes marciais, o obi não demonstra seu nível/graduação dentro do estilo e para isso utilizamos tarjas que são inseridas no braço direito do kimono.

Desse modo nos treinos de Iaijutsu o Obi é obrigatório, nele o saia/bainha da espada fica embainhada. Já nos treinos de Kenjutsu o uso não é obrigatório mas é utilizado para manter a boa postura e segurar melhor o Hakama.

Hakama

Finalmente, esta é a parte de baixo do conjunto de vestimenta utilizada nos treinos. Parece uma saia mas é calça rsrs. Todavia, normalmente é encontrado na cor azul escuro/marinho e em alguns casos mais raros é o branco.

Por último existe ainda o Tabi – para interiores e para exteriores.
O tabi para interiores é qual você pode utilizar dentro do dojo para treinar. E o tabi para exterior é utilizado da porta para fora do local de treino.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.