Como limpar uma Katana corretamente

Antecipadamente realizar a manutenção e limpeza das suas armas é o mínimo a ser feito por um aluno. Devemos limpar uma katana de forma correta para melhor durabilidade.

É necessário manter todo seu equipamento em ordem para não afetar seu treino ou de seus colegas por causa, por exemplo, de alguma tira da shinai escapar ou o tsuba de borracha arrebentar por estar ressecado.

No caso da katana (iaito ou shiken por exemplo) é preciso manter a espada limpa e com as peças bem encaixadas para não haver incidentes relacionados aos maus cuidados ou algum tipo de ferrugem no metal.

Desse modo para fazer a limpeza de sua espada é preciso ter o Kit Manutenção Iaito, que contém os itens:
– Papel de arroz
– Tecido de limpeza
– Óleo de cravo
– Uchiko (pó abrasivo)
– Mekugi-Nuki (martelinho para desmontar)

Normalmente esse kit vem em uma caixinha de papelão ou madeira.

Procedimento para fazer a limpeza (sem desmontar)

– Primeiro você retira a espada da bainha

Em seguida limpe a lâmina (com o papel de arroz ou o tecido de limpeza), para retirar o óleo, sujeira e suor da mesma.

Depois pegue o Uchiko (pó abrasivo) e acrescente na lâmina. Basta dar leves batidas (umas 5 aplicações) no decorrer da lâmina, da base para a ponta e de ambos os lados.

– Agora é a hora de poluir

Pegue um novo pedaço de papel de arroz, coloque na lâmina de forma que pegue os dois lados, agora da base para até 1/4 suba com o papel, solte o papel e leve ele para a base novamente, e repita o procedimento de subir ele, mas indo até a metade, solte novamente o papel e o insira na base e repita o processo até a 3/4 e depois pela última vez até a ponta.

Atenção: Não passe novamente o papel, apenas uma sequência é o suficiente E a partir de desse momento, não toque com os dedos para não ficar marcado.

– Próximo passo é o óleo

Novamente pegue um novo pedaço de papel de arroz, molhe com o óleo (sem exagerar) e faça o processo: coloque na lâmina de forma que pegue os dois lados, agora da base para até 1/4 suba com o papel, solte o papel e leve ele para a base novamente, e repita o procedimento de subir ele, mas indo até a metade, solte novamente o papel e o insira na base e repita o processo até a 3/4 e depois pela última vez até a ponta.

– A bainha não tem necessidade de fazer esse procedimento

Finalmente você pode pegar um guardanapo e passar nela (do lado externo). Antes de colocar a katana na bainha novamente, vire a bainha (sem a katana) com a boca para baixo e dê umas batidas (sem muita força) para que caia a sujeira/pó que está no interno. Após isso você pode guardar sua katana e prendê-la.

Está feita a limpeza da katana!

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.