Como fazer a manutenção da shinai

Primeiramente todo aluno deve aprender cuidar do seu equipamento e manter a manutenção da shinai em dia. A manutenção dos equipamentos é algo muito importante para que não afete seu treino ou de seus colegas.

Com o passar de cada treino e do tempo, as shinais vão adquirido tiras frouxas ou ressecadas e os courinhos e fios afrouxam também, por isso é importante manter os cuidados e a manutenção em dia.

Do mesmo modo também ocorre, mesmo com os cuidados e manutenção, da shinai quebrar alguma tira durante o treino. Você pode guardar as demais tiras e os courinhos para manutenção ou conserto das futuras shinais quando for necessário.

Mantendo as tiras e courinhos hidratados

Uma dica incomum é: quando for tomar banho, você pode colocar a shinai no banheiro (não dentro do chuveiro) para que o vapor quente dê uma hidratada nos courinhos dela, assim ela não vai ressecar ou rasgar facilmente.

E quando for fazer a amarração dos courinhos e dos fios para apertar, você pode hidratar as tiras de bambu com um óleo de coco e aproveitar também para tirar as farpinhas que possa existir na extensão da shinai (atenção: não puxe as farpas, você pode utilizar uma lixa de unha para remover).

Amarrando cada uma das partes da shinai

Ponta – Saki-gawa

Meio – o Naka-yui

Base – Tsuka-gawa

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

1 opinião sobre “Como fazer a manutenção da shinai”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.