Como treinar kenjutsu?

Antes de tudo você está em casa, assistindo uns vídeos, animes, lendo livros sobre samurais e katanas e pensou: “eu quero conhecer essa arte, quero treinar para ser samurai”. E então veio a pergunta em sua mente: Como treinar kenjutsu?

Bom, você chegou ao lugar certo! Vem que eu te ajudo!

Primeiramente pesquise e escolha o instituto próximo a você, que deseja iniciar seu treinamento. Faça uma aula experimental para ver como é a didática e a primeira impressão do dojo para você.

As primeiras aulas são onde você irá conhecer os princípios básicos do treinamento com a espada, conhecer os treinos, a rotina e a unidade/dojo. O ideal é que vá com uma camiseta e calça de moletom. Nas primeiras aulas, a espada normalmente é emprestada, mas assim que possível você pode adquirir os primeiros equipamentos.

Todo o equipamento necessário para treinar

O Kenjutsu foca, principalmente, nas espadas de bambu (shinai) e posturas de combate (kamaes).

A principal arma é a shinai, uma espada feita de fibras de bambu que é usada principalmente para o combate em si, onde você vai golpear seu colega que está com a armadura (bogu). Para o treino das posturas e golpes, sem a prática de combate real, é usada a bokuto, uma espada rígida de madeira.

BOGU – a armadura/ proteção utilizada para a prática de Kenjutsu. Este é o item que mais chama a atenção: o bogu é constituído em: men (o capacete), kote (a luva), do (proteção da barriga) e tare (proteção inferior) e também é utilizado o Mentare e o Tenugui que auxiliam na proteção do Men. Veja mais detalhes aqui.

Além disso os alunos utilizam um Kimono e Hakama durante as aulas colocando a armadura apenas nas simulações de combate.

Sobre as graduações

Os golpes que você vai aprender são Men, Kote e Do e ao atingir o 5ºKyu+ você poderá aplicar o Tsuki (golpe na garganta).

Para realizar a aplicação desses golpes você pode utilizar diversas posturas/kamaes.

0ºKyu– É o equivalente à faixa branca, ou seja, o nível mais baixo que um praticante pode ter. São ensinados os princípios básicos do Kendo, por serem mais simples são mais fáceis de serem absorvidos e servem como introdução às posturas e golpes de kenjutsu.

7ºKyu– Equivalente à faixa azul, aqui o aluno aprende a lutar com duas espadas, a técnica conhecida como Nitô, além de serem ensinadas novas posturas com a tachi.

6ºKyu– É à faixa amarela. São ensinadas algumas das posturas mais difíceis do Kenjutsu, o jodan e o hassu. Em suma são posturas que você pratica a noção da distancia sem as espadas como referência.

5ºKyu– É à faixa laranja, aqui o aluno deixa de ser considerado um novato e passa a usar um Kimono azul, e não mais branco, nos treinos. O aluno passa a conseguir utilizar golpes vindos de cima, dos lados, de baixo e do centro.

4ºKyu, 3ºKyu, 2ºKyu, 1ºKyu, 1ºDan estas são graduações mais avançadas onde você aprimora as técnicas e recebe novas instruções de treino.

Portanto se você se interessa por essa arte marcial inicie seu treinamento agora mesmo! Por mais que a maioria dos praticantes são homens, muitas mulheres vem se permitindo iniciar e lutam de igual para igual, já que o foco são as técnicas e não a força física.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.