Armas que treino nas Artes Marciais

Antes de tudo estas são armas que utilizo no meu treino. Estou aprendendo as técnicas e entendendo mais sobre elas. Veja abaixo algumas armas de kenjutsu e as outras modalidades.

Jo – Bastão de carvalho branco

Primeiramente esta é uma arma real, de aproximadamente 1,27 metros.

O Jo é uma arma que encaixa-se tanto para defesa como para ataque. Desse modo o jo é treinado junto com o Bokuto de madeira, onde os alunos aprendem as técnicas de Jo x Espada através dos katas e kihons.

Além disso “o uso de vários bastões como armas já existiam há um bom tempo antes que Musō Gonnosuke inventasse suas técnicas, mas sua escola, Shintō Musō-ryū, foi a primeira escola profissional que se dedicou a usar o jō contra mestre das armas.” Atualmente os bastões ainda são utilizados pela polícia de Tokyo – Japão.

Bokuto de carvalho branco ou ipê vermelho

(Reprodução da espada japonesa – Katana);

Utilizada para treinos de katas nas modalidades de Iaijutsu, Jojutsu, Kenjutsu, Katori… Contém dois modelos utilizados pelo Instituto Niten: o Bokuto da Federação e Bokuto Niten Ichi Ryu, nesse sentido utilizamos para treinar os diversos estilos tradicionais.

Iaitô

Iaitô é a espada com lâmina metálica sem fio/corte (reprodução espada japonesa – Katana);

Juntamente com a bokuto de madeira, utilizo a iaito nos treinos individuais de katas na modalidade de Iaijutsu para auxiliar o aprimoramento das técnicas.

Shinai (Tati, Nitô, Kodashi…)

Espadas de tiras de bambu (reprodução da espada japonesa – Katana). Elas são feitas com quatro tiras de bambu para permitir flexibilidade e absorção do impacto do golpe, portanto não machucando seu colega de treino.

Desse modo as shinais são utilizadas para treinar nas lutas de bogu, sem causar grandes lesões ao adversário.

Naguinata

Há duas réplicas existentes para utilizarmos no treino enquanto uma feita de carvalho branco e duas tiras de bambu flexível (para uso nas lutas de bogu), a outra feita de ipê vermelho ou carvalho branco, para treino individual de kihon e kata.

👉 “A naguinata é uma alabarda de aproximadamente 2 metros, tem um cabo longo e a lâmina metálica na parte superior. Na era Edo era frequentemente utilizada por mulheres para defender seus feudos quando os homens saiam em guerra por seus senhores.”

Nos dias de hoje, a naguinata com lâmina metálica é utilizada em apresentações e por alunos antigos e experientes ou em exposições.

Enfim estas são algumas armas de kenjutsu que utilizo no meu treinamento em cada uma das modalidades. Como resultado busco aprender sobre elas e como lutar contra cada uma delas também (no caso do bogu), para ir melhorando minhas técnicas.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.