Qual o valor das aulas de kenjutsu?

O valor varia em cada Instituto de treino / Dojo e também entre cidades, então vamos entender como funciona o valor das aulas de kenjutsu.

Sobre os valores

Normalmente pode existir algumas taxas como:
– Mensalidade do Instituto;
– Anuidade (da federação);
– Taxa aluguel (quando o dojo utiliza, por exemplo, um clube esportivo, normalmente você adere a mensalidade do local / se tornando sócio);

Nesse sentido, pelo que pesquisei em alguns dojos, o valor é a partir de R$ 180,00/mês. E esse valor seria referente a um dia por semana.
No caso do Instituto Niten, ao pagar a taxa do instituto, você pode treinar todas as modalidades, todos os dias da semana e em qualquer unidade do Brasil.

Contudo o valor das aulas de kenjutsu varia em cada Instituto (e em cada local do Brasil). No caso do Instituto Niten ainda é possível conseguir uma bolsa para treinar (vagas limitadas para cada unidade) ou quando você precisa viajar da sua cidade para uma que há um Dojo/unidade, também tem a possibilidade de descontos como um aluno pioneiro.

Em suma há várias oportunidades, busque fazer uma aula experimental e ver qual instituto você sente mais confiança/confortável. Tal qual a arte marcial de kenjutsu não engloba somente a parte física, também há os aprendizados culturais, filosófico etc. Portanto é uma arte que envolve bastante do ensinamento dos samurais (inclusive sobre hierarquias).

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.