As características dos Kimonos Cerimoniais

Antes de tudo os Kimonos Cerimoniais são peças delicadas com características em cada uma e são utilizadas em algumas determinadas ocasiões como casamento ou fúnebre. Também utilizamos em apresentações oficiais.

Kimono Furisode

O diferencial neste kimono são as mangas longas e os magníficos desenhos, normalmente com cores vivas e vibrantes. Pode ser usado como vestido de noiva ou em recepções e banquetes. É o primeiro traje de cerimônia das mulheres solteiras.

Para as japonesas, sendo casadas ou solteiras, quando chegam a certa idade (em torno dos vinte anos segundo as normais sociais) preferem usar furisode na formatura. Mas as mulheres casadas nessa idade, é mais adequado vestirem um kimono diferente do furisode (tais como hômongi ou tomesode – próximos a nossa lista). O furisode é utilizado como traje em qualquer momento – bem versátil né!?

Kimono Tomesode

Kuro-tomesode é o primeiro traje de cerimônia das mulheres casadas. Usado em celebrações, é de cor preta com cinco emblemas de família e desenhos na parte inferior.

Iro-tomesode é o kimono em cores claras. Ele é usado, principalmente, em casamentos e recepções pela esposa do convidado de honra, por mulheres casadas e de laços próximos com a noiva ou o noivo. Pode ser usado em outras ocasiões festivas também e até e reuniões de cerimônia do chá (chakai).

Kimono Mofuku

Este é o principal traje para solteiras ou casadas em cerimônias fúnebres. É utilizado por quem conduz o funeral membros da família do falecido e demais participantes da Cerimônia Fúnebre e de Despedida. O obi preto junto ao kimono preto – mofuku para expressar a dor e tristeza do luto.

Dependendo do tipo de obi que acompanhar este traje, ele pode ser usado ou para condolências ou festividades, portanto, não necessariamente ao luto.

Kimono Iromuji 

O kimono Iromuji é somente de uma cor, podendo conter texturas. Nos treinos de Iaijutsu, conforme você avança em seu treinamento/graduações, você é instruído a utilizar o kimono cerimonial. Ao utilizá-lo, você deve manter totalmente alinhado a vestimenta enquanto excuta os katas em apresentações. Faz parte do treinamento manter-se alinhado todo tempo.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.