Antes de tudo, pelas quatro estações do ano, os japoneses tem diversos festivais pelo país. Em seguida veja os festivais mais conhecidos do Japão e anote para sua próxima viagem para o oriente pois realmente são marcantes em suas cores, costumes e autenticidade.
Alguns desses festivais também são reproduzidos aqui no Brasil em cidades maiores.
Hanami (observação das flores)
Em primeiro lugar a famosa comemoração da chegada da primavera, o desabrochar das flores. Eu considero o festival do Japão mais conhecido no mundo: O festival das flores cerejeiras (sakuras).
Em diversos parques, nesta época, é possível ver muitas pessoas aproveitando a beleza e delicadeza da natureza com a companhia de amigos ou casais, desfrutando de piqueniques.
Esta festividade dá-se inicio em Março, portanto é uma boa anotar na agenda esse mês para conhecer.
Yuki Matsuri (Festival de inverno)
Acontecem principalmente no norte do Japão e uma das apresentações mais famosas é a de Sapporo (na província de Hokkaido), com suas gigantescas esculturas artísticas, normalmente representando cenas ou personagens famosos, portanto um lindo festival e muito frequentado por famílias.
Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas)
O Festival das Estrelas acontece em todo o Japão, as pessoas escrevem bilhetes, desejos, esperanças e sonhos em pequenos pedaços de papel que são pendurados em bambus decorados. Normalmente, para cada tipo de desejo utiliza-se uma cor de papel, assim o festival vai ficando mais colorido com estes papéis amarrados nos bambus.
Esse festival frequentemente é encontrado pelo Brasil onde possui programações culturais (apresentação de artes marciais, danças, música) e culinária (comidas, bebidas e sobremesas) juntamente com artesanatos e decoração e mais! Um festival muito colorido e animado e com muitos visitantes.
Obon (Festival das lanternas)
Esse festival mostra um pouco a tradição budista encontrado em um festival de honraria aos ancestrais. As famílias se reúnem em suas cidades natais para prestar homenagens aos seus antepassados, limpando os túmulos, realizando oferendas e durante a noite, se reunindo para a tradicional dança Bon-Odori ou dança ancestral.
Esse é um dos principais feriados do verão japonês e é comemorado entre os dias 13 e 15 de agosto. Em suma é marcado pelo retorno dos espíritos dos antepassados às suas casas e é celebrado com festas e rituais por todo o território japonês (segundo as crenças budistas).
Definitivamente estes festivais são tradicionais e espero conhecer pelo menos dois deles (ou passar um ano lá e conhecer todos ?).
Quer conhecer mais curiosidades do Japão?
Que legal estes festivais, eu vou em SP quando tem. adorei seu blog.
Eu acho muito legal estes festivais! E seja bem-vinda 😊