O que é Ronin?

Primeiramente Ronin é um guerreiro que não seguia um daimyo, ou seja, que não possuía um mestre.

Explicando sobre os Ronins

Enquanto o Ronin nos dias é romantizado e conhecido como “um samurai sem mestre” que vivia louros na sua “liberdade”, mas a realidade é bem diferente. Seguindo a história, anos atrás no Japão Feudal, Ronin na verdade é um assassino sem honra e sem respeito. Eles eram pagos para assassinar pessoas (normalmente com algum poder ou riqueza) ou faziam pequenos serviços em troca de comida ou um lugar para dormir.

O princípio básico dos samurais, seguindo o bushido e o hagakure, é a lealdade ao daimyo. E como guerreiro ronin por não ter um mestre não havia como prestar seus serviços de forma honrosa, prendendo-se assim a vida sem honra e consequentemente sem sentido para sua existência. Por esta condição, de não ter um mestre para seguir, também não poderia realizar o seppuku (ato de “suicídio tradicional” no Japão Feudal, conhecido como forma de restaurar sua honra).

Porque se tornavam Ronin?

Os guerreiros se tornavam ronin por não seguirem os votos dos samurais. Sem seguir o hagakure e o código do bushido, eles se tornavam assassinos mais temíveis que os próprios samurais, já que não tinha um mestre e viviam peregrinando e praticando a arte da espada, e simplesmente se decidissem matar, nada os impediria.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.