O que é Iaijutsu / Iaido?

Primeiramente saiba que Iaijutsu e Iaido são nomes diferentes para a mesma arte!

O Iaijutsu, ou Iaido, é arte marcial japonesa do desembainhar, cortar, perfurar e defender-se, numa grande diversidade de situações. De forma ampla, o Iai significa a via do duelo harmonioso: através de uma prática incessante à procura da harmonia com o universo.

Ao passo que a habilidade evidente e inigualável dos samurais no combate com espadas ficou marcado na história, dando um destaque gigantesco para as técnicas (física, mental e espiritual) e para a espada japonesa, conhecida como Katana.

Ainda mais o Iaijutsu é a arte de vencer antes mesmo de desembainhar a espada na luta e alcançar um estado de arte, um caminho para a perfeição a ser trilhado por todos que buscam o autoconhecimento e equilíbrio. É a busca da montanha da perfeição, que não existe, mas deve ser buscada todos os dias, pois a cada treino tem algo a ser melhorado, aprendido e/ou absorvido.

Nesse sentido a prática do Iaijutsu demanda concentraçãopresença de espírito e equilíbrio, que são desenvolvidos ao longo dos treinos. Os alunos aprendem mais do que sacar a espada: O Iaijutsu ensina a estar preparado em todos os momentos e com serenidade e segurança encarar as situações adversas que encontram no dia-a-dia.

Eu posso afirmar que melhorei muito na questão da concentração e na resolução dos problemas da rotina. Em outras palavras o iaijutsu me permite estar serena em momentos de maior estresse, ajudando a resolver os conflitos daquele momento. Ou seja, “Relaxar” a mente e o corpo em um momento de ansiedade pode ser a diferença entre resolver ou não a questão do conflito e manter os pensamentos mais saudáveis.

Aprimoramento com Tameshigiri

Frequentemente os alunos avançados também fazem a prática do Tameshigiri, teste de corte com Katana real (com corte). O Hiden Tameshigiri (Hiden: segredos; Tameshigiri: corte) oferece ao praticante uma visão mais realista do combate com a espada Katana.

Finalizando eu tive a oportunidade de fazer treinar Tameshigiri e digo que foi uma experiência fascinante ao segurar uma Shinken, uma espada real com corte. O respeito aumenta afinal no menor descuido pode te custar um dedo.

Posts relacionados
As sete virtudes do Bushido
A história de Miyamoto Musashi
Qual a diferença entre kendo e kenjutsu

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.