Também conhecida como “Sakura” no Japão, a flor da cerejeira teve origem na Ásia e é amplamente conhecida por seus significados simbólicos: amor, beleza, renovação e esperança estão entre seus significados. Para os japoneses, ainda tem um significado místico além das lendas que envolvem sua origem. Vejamos mais a história da flor de cerejeira sakura.
Segundo a lenda, a palavra “Sakura” vem da princesa Kinohana Sakuya Hime que caiu do céu perto do Monte Fuji e se tornou esta linda flor. Além disso, como a cerejeira floresce antes da colheita do arroz, acredita-se que, quando ela floresce, o mesmo acontece com a produção desse alimento. Vale ressaltar que o arroz é a base da culinária japonesa e é considerado um presente para os japoneses junto com as flores.
Há muito simbolismo em torno das flores de cerejeira. Ela floresce por um curto período de tempo, então um dos significados da flor de cerejeira é a transitoriedade da vida. Por isso, a lição que ela deixou é que devemos aproveitar cada momento e tentar viver o presente, porque a vida é curta e passa rápido. As tatuagens dessa flor são até comuns, representando a fragilidade da vida e incentivando uma vida ativa.
Se as flores de cerejeira representam a brevidade da vida para os japoneses, para os chineses é um símbolo de amor. Além disso, também pode implicar na beleza da mulher e é muito procurado pelas mulheres.
O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado um dos maiores símbolos de erotismo, sensualidade e libido, principalmente por sua intensa cor vermelha.
O início das flores de cerejeira marca o fim do inverno e a chegada da primavera. Os japoneses aguardam ansiosamente sua chegada, com festividades em todo o país centradas no hanami, o ato de ver as flores de cerejeira que deslumbram a paisagem em plena floração.
As cerejeiras têm um curto período de floração, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, e sua maior lição é aproveitar cada momento ao máximo, pois o tempo voa e a vida é curta.
As populares tatuagens de sakura são uma alusão à natureza fugaz da vida, por isso valorizamos e aproveitamos ao máximo cada momento, lembrando-nos das nossas vidas tal como a sakura é levada pelo vento num curto espaço de tempo. pode terminar abruptamente. Esse modo de vida era característico dos samurais.
Os samurais, guerreiros do Japão, eram ávidos amantes das flores de cerejeira. Desde então, tem sido associado à transitoriedade da existência humana e ao lema samurai: viva o momento, não tema. Portanto, as flores de cerejeira também estão associadas as virtudes dos samurais.
O que você conhece sobre a história da flor de cerejeira sakura? Sabia da tamanha importância e simbologia para o Japão?
Comments on “História da flor de cerejeira sakura”
Comments are closed.