Procrastinar algumas atividades que deveriam ser feitas no dia e depois ficar adianto dia após dia é algo que fazemos para postergar até o último momento (e isso faz parte da maioria de nós). Então venha conferir algumas das nossas dicas para não procrastinar mais!
Veja 5 dicas infalíveis para não procrastinar mais
- Dividir o tempo
- Dar um passo de cada vez
- Criar os hábitos corretos
- Programar seu dia e definir prioridades
- Fazer na hora devida
São passos simples que podemos seguir para ajudar a não procrastinar suas atividades.
1 – Dividir o tempo
Um cronograma semanal ou mensal é uma ótima ideia para começar a dividir seu tempo. Assim você começa a ter uma rotina nas suas atividades.
Por exemplo, você pode colocar o despertador para te lembrar das atividades semanais como treino, intervalo, leitura ou até de algum programa.
Mas foque em realizar suas atividades no tempo que definiu para elas, assim é mais provável que não vai procrastinar.
2 – Dar um passo de cada vez
Focar sua atenção a concluir um passo por vez e não veja apenas o grande desafio final. Então divida a tarefa em passos e vá executando.
Claro que existe atividades mais simples, como ir caminhar, que requer você levantar e ir, onde o foco é a força de vontade e disciplina.
Em caso de tarefas ou relatórios de trabalho para entregar ao seu chefe, se preocupe em montar o roteiro destes dividindo em passos. Se for alguma apresentação lembre-se de separar as falas/ frases, escrita etc.
3 – Criar os hábitos corretos
Observe pessoas que você considera disciplinada. Elas são alguém que conseguir implantar hábitos e faz o possível para não procrastinar em suas atividades e tarefas.
Manter uma dieta saudável, ir ao treino ou academia diariamente ou até mesmo ir a um curso de idiomas uma vez por semana, são atividades voltadas a um objetivo, mas requer uma frequência semanal e disciplina para seguir.
Lembre-se que a função “soneca” do despertador é algo que deve ser cortado, para que você passe a seguir rigorosamente seus horários, começando em acordar de uma vez e não ficar empurrando isso.
Uma ideia é pensar que ao finalizar sua atividade você tenha uma recompensa, e pode se dar um presente físico mesmo, ou simbólico, ao finalizar.
4 – Programar seu dia e definir prioridades
Quando um objetivo é a longo prazo, é comum que haja a tendência maior de procrastinação, afinal você “tem tempo” para fazer, não é?!
Então busque planejar de maneira mais objetiva possível, priorizando o que é mais importante, dividindo em passos e utilizando melhor o tempo (sem gastar muito tempo direto).
Lembre-se que entre as tarefas você deve definir as prioridades entre as atividades.
Por exemplo: você pode decidir no dia anterior o que vai fazer no dia seguinte. Quando acordar, já sabe quais as atividades, passos e as prioridades do que fazer e não ficar procrastinando.
E não tente ser multitarefas. Tentar fazer muitas coisas de uma só vez tende a ter o efeito oposto.
5 – Fazer na hora prevista
Determinando o cronograma com horário, o siga, de forma rigorosa mesmo. Com foco e disciplina mantenha o horário de cada atividade.
Saiba usar listas de tarefas. Selecione até 3 itens de prioridade para realizar a cada dia. Se a atividade requer mais tempo, faça somente um dos itens.
E por fim não se cobre tanto! Uma busca pela perfeição só tende a gerar desânimo e uma cobrança intensa e o resultado pode ser continuar a procrastinação.
Você conhece a arte marcial do samurai?
A arte marcial dos samurais é conhecida como kenjutsu. Os praticantes usam espadas em exercícios e são treinados tanto de forma técnica como em lutas de combate.
Comment on “5 dicas para não procrastinar”
Comments are closed.