Há muitos benefícios na prática do Taichi. A prática regular desta arte milenar pode ajudar a melhorar a qualidade de sua vida. Além disso, pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde mental geral. Confira mais sobre os benefícios de se praticar taichi.
Melhorar a flexibilidade
Uma ótima maneira de melhorar a flexibilidade é praticando alongamentos regulares e os exercícios do taichi englobam diversos alongamentos durante a atividade.
Força muscular
Do mesmo modo a força muscular inclui um aumento da energia e diminuição da probabilidade de obesidade, diabetes e doenças cardíacas. A força pode melhorar o humor e prevenir lesões (sem excessos). Os exercícios do taichi (de forma menos impactante ao seu corpo como uma musculação) lhe trarão mais força muscular pois requer que você lide com seu próprio peso.
Melhora sua postura e o equilíbrio
Nos exercícios ao se praticar é preciso se manter em equilíbrio e em postura; consequentemente você levará isso para seus dias. O corpo acaba por ser mais flexível, aumentando a resistência e ajuda a melhorar sua postura ao se praticar de forma regular.
Foco mental
Você adquiri maior capacidade de se concentrar exclusivamente em um pensamento ou atividade. Eliminando os pensamentos não essenciais de sua mente, concentrando-se em sua respiração a cada movimento executado. Trate cada nova tarefa com determinação e foco, como se fosse durante os exercícios, assim você começa a utilizar desse foco durante as atividades de trabalho.
Consciência corporal
Estar ciente do próprio corpo e de seus processos ajuda a melhorar a saúde mental e o bem-estar geral diariamente. Praticar ioga, meditação ou respiração profunda são outras maneiras de aumentar essa consciência. Para a consciência corporal é prestar atenção as próprias sensações do seu corpo durante os exercícios. Ao observar esse processo em seu corpo, as pessoas podem melhorar sua qualidade de vida pois aprenderá como se concentrar.
Por fim para adquirir os benefícios de se praticar taichi você pode começar devagar e fazer aos poucos até você se sentir confortável. Além disso, praticar atividades físicas leves, como caminhadas ou ioga, também pode ajudar. A ideia é manter a oxigenação no cérebro através de atividades físicas e ir conquistando os benefícios.
Quer conhecer mais curiosidades do Japão?