Recentemente me perguntaram “o que é uma gueixa?” E expliquei de forma mais ampla. Hoje resolvi compartilhar aqui para vocês.
Durante o período Taishô e o início do período Shôwa, a gueixa tornou-se um emblema dos valores tradicionais. As gueixas eram apenas um grupo de meninas profissionais vivendo no “distrito da luz vermelha”. Uma gueixa, conforme definida pela primeira vez em meados do século 18, era literalmente uma “pessoa das artes , ou seja, uma mulher treinada nas artes da música, dança e conversação.
Ele lisonjeava seus clientes, envolvia-os em conversas refinadas e flertava com eles. A presença de flores e esboços florais sugere as quatro estações ao mundo da alta cultura. Por lei, as gueixas reais eram proibidas de sugerir sexo aos clientes.
As gueixas são meninas japonesas treinadas desde a adolescência em okiya (casas tradicionais que treinam gueixas) para realizar trabalhos baseados em música, dança e entretenimento. Elas são confundidas com prostitutas glamorosas por causa de seus homens e clientes mais experientes. Mas a maior parte de seu trabalho não inclui sexo. que abrirá apenas quando a gueixa quiser.
A maior parte do que ganham no trabalho é doado à okiya, uma vez que alberga gueixas reformadas e outros empregados que ajudam a manter o local. Também é consumido com os itens que uma gueixa precisa para estar sempre impecável, sua maquiagem, seu pêlo, seu kimono e tudo que ela precisa para parecer uma ‘obra de arte’.
A diferença entre uma gueixa e outras meninas japonesas é que as gueixas usam seu tempo livre para estudar e se desenvolver. Enquanto uma mulher comum trabalha, cuida da casa e até da família. As gueixas devem estar sempre bonitas, dispostas e felizes por poder trabalhar longas horas e manter sua aparência sempre no seu melhor.
Aprendiz de uma gueixa
As meninas que desejam se tornar gueixas se mudam para casas especiais antes de atingirem a idade adulta. As casas continham dormitórios e eram administradas por uma mulher que cuidava das meninas e dos afazeres domésticos. Como aprendizes, inicialmente conhecidos como maikos, eles aprendem várias artes tradicionais japonesas, como tocar instrumentos musicais, cerimônia do chá, arranjos de flores, canto e dança e, se não forem nativos, dialeto de Kyoto, conversação, etc. Habilidades de reunião social. Apenas algumas delas se tornam gueixas, e isso depois de muitos anos de testes rigorosos em muitos campos diferentes. Quando uma maiko completa 18 anos, há uma cerimônia chamada erigaishi na qual ela passa do dormitório para uma sala separada sem a maquiagem muito branca que a maioria das pessoas reconheceria.
Vestimenta de uma gueixa: kimono
Gueixa e Maiko usam quimonos de seda tradicionais e geta (geta). Nos cabelos, acessórios de metal são embelezados com entalhes altos. Os quimonos de gueixa tendem a ser mais curtos e têm mangas mais curtas, enquanto os quimonos de maiko são decorados com mangas de cores vivas. Os quimonos são feitos de fitas largas e grossas chamadas obi, que podem ser amarradas de várias maneiras diferentes e intrincadas.
O futuro da gueixa Há menos de 1.000 gueixas no Japão hoje. Com o estilo de vida estrito e ênfase nas artes tradicionais, poucas jovens estão dispostas ou são capazes de viver de acordo com os padrões de uma gueixa profissional. No entanto, as gueixas desempenham um papel inestimável na preservação da cultura e história japonesas.
Indicação de filme: Memórias de uma Gueixa
Mineko Iwasaki é a gueixa mais famosa do Japão. O sucesso de Hollywood Memoirs of a Geisha se inspira em sua vida. Para escrever esta história, o escritor americano Arthur Gordon entrevistou Mineko Iwasaki várias vezes. Ela havia concordado em expor o mundo fechado das gueixas enquanto mantinha sua identidade, mas não era o caso. Além disso, ela reclama que o livro não retrata a realidade das gueixas ou da cultura japonesa. “Gueixas não são prostitutas. Elas não vendem seus corpos, elas vendem sua arte”, protestou Mineko.
Quer conhecer mais curiosidades do Japão?
Comments on “Conheça o que é uma gueixa do Japão”
Comments are closed.