O que é cerimônia do chá?

Primeiramente o que é a cerimônia do chá? É uma cerimônia tradicional da cultura japonesa que segue rigorosamente um ritual de preparo para executá-lo.

A cerimônia do chá é um ritual muito conhecido e realizado no Japão e uma tradição cultural passada entre gerações. Então é uma arte que requer delicadeza, dedicação, concentração e precisão na sua execução de preparo de um bom chá e muitos anos de treinamento e aperfeiçoamento dessa arte.

Desse modo ela é feita para servir um convidado especial. Para os turistas que desejam participar de uma autêntica cerimônia do chá é possível ir até um templo budista, casa de chá ou instalações culturais e ter esta experiência.

Então para realizar a cerimônia do chá é preciso dedicação nos estudos e saber quais folhas utilizar da melhor forma possível. Na forma tradicional da preparação se utiliza o matcha, que é o chá verde em pó, e os instrumentos e materiais especiais para essa arte.

Sobre o Matcha

O matcha é feito das folhas mais jovens do chá verde (Camellia sinensis), que são protegidas do sol e depois convertidas em pó. Isso confere maior concentração de cafeína, teanina e clorofila.

Curiosidade

Considerado uma experiência única, essa cerimônia segue a seguinte filosofia: “ichi-go ichi-e”, que quer dizer “um momento, um encontro”.

Por fim se você for ao Japão ou conhecer um local que realize a cerimônia do chá, vá e aproveite a experiência de participar.

Temos mais curiosidades aqui no blog.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.