O festival da flor de cerejeira no Japão é uma tradição consagrada pelo tempo.
Conhecido como festival “hanami”, ou meditação sobre as flores, é um momento especial em que, segundo a tradição japonesa, familiares e amigos se reúnem à sombra dessas árvores para comer, fazer piquenique, meditar, tirar selfies e colocar o papo em dia, além de ver o flores de cerejeira. Como um símbolo do Japão, as flores de cerejeira são chamadas de “flores de cerejeira” há mais de mil anos e florescem uma vez por ano. Sua cor permanece por não mais de duas semanas.
Na cultura japonesa, as flores têm significados diferentes. Representam novos ciclos, amizades. Acima de tudo, são metáforas da brevidade da vida, da brevidade da existência. A floração da cerejeira japonesa, conhecida como sakura, celebra a chegada da primavera em sua terra natal. A flor de cerejeira é um símbolo muito importante da cultura japonesa e uma inspiração para poesia e obras de arte.
O ato de contemplar as flores é conhecido como Hanami, costume que mobiliza milhares de pessoas aos parques para piqueniques e encontros prolongados entre familiares e amigos.
O festival celebra a chegada da primavera e o florescimento
O início das flores de cerejeira marca o fim do inverno e a chegada da primavera. Os japoneses aguardam ansiosamente sua chegada, com festividades em todo o país centradas no hanami, o ato de ver as flores de cerejeira que deslumbram a paisagem em plena floração. A primavera é uma das estações mais bonitas do Japão.
O símbolo da primavera no Japão é claro “flores de cerejeira”. A estação das cerejeiras, que anuncia o fim do inverno e o início de uma nova estação, geralmente vai do final de março ao início de maio e pode variar de acordo com a região.
Com a chegada da estação, na segunda quinzena de março, o clima começa a esquentar, e as flores estão em plena floração, decorando a paisagem com muito colorido. Do final de fevereiro a junho, a tradição do país é passear pelas ruas e parques, aproveitando o clima quente e admirando as flores.
O que tem no festival da cerejeira no Japão?
Muitos estrangeiros visitam o Japão para apreciar as flores de cerejeira entre março e maio. Nesta época, os japoneses têm o costume de fazer “Ohanami”, onde os japoneses desfrutam de flores enquanto fazem um piquenique em um parque com a família e/ou amigos. Diz-se que comer e beber saquê enquanto olha para as flores de cerejeira traz boa sorte.
Na primavera no Japão, existem vários tipos de flores de cerejeira florescendo em todo o país, que são adoradas por japoneses e estrangeiros. Entre elas, esta estação é a que mais atrai turistas japoneses. Turistas de todo o mundo visitam todas as partes do Japão especialmente para ver este ano. Um flash na panela que só floresce uma vez. Hanami, ou Hana Matsuri, é um famoso festival de observação das flores de cerejeira na primavera no Japão.
Este é um dos festivais mais esperados da “Terra do Sacrifício”. A chegada da estação das cerejeiras em flor anuncia o fim da temporada de neve e o início de uma nova temporada de neve. Do final de março a meados de maio, as sakura (árvores de cerejeira) estão em plena floração em toda a Terra do Sol Nascente.
Eu tenho muita vontade de conhecer esse festival flor de cerejeira no Japão, e você?
Quer conhecer mais curiosidades do Japão?
Comments on “O festival da flor de cerejeira no Japão”
Comments are closed.