Hatsugeiko: o retorno aos treinos pós festividades

Hatsugeiko é retorno aos treinos após as festividades de final de ano.

Depois de algumas semanas de pausa dos treinos pelas festividades de virada de ano, estamos retornando com muita energia para o Ano do Tigre.

Novos objetivos, novas conquistas, novos desafios para mim, devido as graduações que vim conquistando ao longo do último ano. São responsabilidades que um aluno vai adquirindo conforme seu avanço nas graduações.

Há quatro anos decidi iniciar minha jornada no Kobudo. Iniciei no Jojutsu e alguns poucos meses depois comecei no Kenjutsu. Ainda sinto um friozinho na barriga ao colocar bogu ou ir treinar katas com os colegas. Um brilho no olhar que não se perde…

Hatsugeiko: retorno aos treinos

Uma coisa que aprendi é fazer o possível para não criar expectativas para o treino. Não ansiar algo específico. Ir de “xícara vazia”, ou seja, sempre com a mente aberta para qualquer que seja o ensinamento ou treinamento daquele dia. Pode ser algo novo, algo repetitivo, algo que você faça pela primeira ou centésima vez, não importa, vá e aprenda algo, vá e aproveite o treino pois terá alguma lição para ti.

A disciplina para realizar o que você se predispôs a fazer é algo que um bom samurai leva muito sério. Não para provar para alguém que você é capaz, e sim provar para si mesmo que você cumpre com sua palavra, que você vai atrás do que diz querer e é com esse pensamento que participamos do Hatsugeiko, o primeiro treino do ano como é conhecido.

Parte dessa cerimônia consiste em fazer um “pedido” que você quer que se realize ao decorrer do ano. É um momento a qual você coloca todos seus pensamentos nesse desejo; em algo que você queira conquistar. Com esse desejo em mente, você vai fazer o possível para conquistá-lo, com suas decisões, seu foco, dedicação e planejamento.

É algo seu, não se diz para outro alguém, esse desejo desrespeita a ti mesmo e então você vai correr atrás para conquistá-lo. Pode ser algo referente aos treinos, a vida pessoal ou profissional, não importa, tem que fazer sentido para ti.

Dessa forma eu fiz meu pedido e farei o possível para conquistar ele. E você, já pensou no seu? Já está se preparando e planejando o que você precisa para conquistá-lo?

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

1 opinião sobre “Hatsugeiko: o retorno aos treinos pós festividades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.