Vamos aprender qual a diferença entre kenjutsu e kendo.
Primeiramente o Kenjutsu é uma arte marcial de origem japonesa que ficou conhecida ao redor do mundo por ser a técnica de luta utilizada pelos famosos guerreiros samurais (com mais de 600 anos de história).
Diferença entre Kenjutsu e Kendo
Um diferencial entre os dois é que no Kendo é utilizada na maior parte apenas uma espada. No Kenjutsu possui uma variação maior: pode-se usar uma espada, duas, uma espada grande e uma pequena, etc.
Kenjutsu significa “técnica da espada” e é com essa arma que os praticantes desse estilo de luta dão continuidade a essa arte marcial antiga e tradicional, mas, ao invés de utilizar uma espada de metal, os praticantes utilizam a espada de bambu (veja mais aqui sobre os equipamentos iniciais de Kenjutsu).
Além da espada é treinado o comportamento, a postura, as posições de combate (conhecida como Kamae). Lembrando que existem diferentes estilos espalhados pelo Japão e consequentemente para o mundo, e os dojos determinam seus métodos mediante a autorização dos mestres japoneses.
A História no Brasil
Em suma a grande referência no ensino do Kenjutsu é o Instituto Niten, fundado pelo Sensei Jorge Kishikawa (em 1993). “Sensei Kishikawa viajou pelo Japão para aprender a arte de luta original dos samurais. Após receber permissão para ensinar a técnica, retornou ao Brasil e fez algumas adaptações ao Kenjutsu, desenvolvendo um estilo único.”
Tal qual a técnica ensinada pelo Sensei Jorge Kishikawa mantém as técnicas e posturas do Kenjutsu e inclui a armadura, conhecida como Bogu, utilizada, tradicionalmente, apenas no kendo. Desse modo os praticantes desse estilo não realizam coreografias dos golpes, mas sim aprendem a empregá-los em lutas reais durante os treinos.
Em conclusão o Instituto Niten está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além de oito países, como os Estados Unidos, o Reino Unido, Portugal, Argentina etc.
Comments on “Qual a diferença entre Kenjutsu e Kendo?”
Comments are closed.