As Sete virtudes do Bushido

As sete virtudes do Bushido é uma das bases para ser um samurai, junto com os votos do Hagakure (folhas ocultas) e a busca pela excelência em tudo que se faz. Fazer o melhor, fazer bem feito e fazer o básico é o mínimo que um samurai deve ter em suas tarefas e no que se predispor a fazer, portanto isso nem é considerado grande feito.

Disciplina, foco, energia, técnica – dentro e fora do dojo são coisas que você leva na mente e ajuda na tomada de decisão tanto nos treinos como na vida pessoal e profissional.

Estes são as virtudes do bushido:

Justiça – GI 

Antes de tudo a justiça não é algo praticado pelos outros e sim algo que respeitamos e seguimos diariamente. Devemos ser honestos ao tomar as decisões baseadas naquilo que é certo e justo tanto para as pessoas ao nosso redor quanto para nós mesmos.

Coragem – YUU 

Viver é arriscado e perigoso, certo? Nós devemos nos esforçar para viver ao máximo e grandemente. Mas ser corajoso não é ser idiota ou estupido e consequentemente fazer coisas por impulso. Portanto você deve ter inteligência e cautela por trás de seus atos e analisar as situações.

Respeito – REI 

Devemos ser corteses até mesmo com nossos inimigos. Além disso o homem carece de ser respeitado não só por sua coragem e sim o modo de tratar os demais ao seu redor.

Honra – MEIYO 

Bem como as escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Não podemos nos esconder de nós mesmos afinal o verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra e é ele próprio.

Benevolência – JIN 

Um samurai treina arduamente para fazer o bem ajudando seus colegas em todas as oportunidades que houver, sem arrogância e sem superioridade. Amizade, nobreza e amor são considerados alguns dos maiores atributos para nós carregarmos conosco, mas não nos faz tolos.

Honestidade – MAKOTO 

Sabemos que mentir é um ato covarde e desonroso, concorda? Portanto quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito ou seja, nada vai impedi-lo de cumprir uma promessa que tenha feito para si mesmo ou para alguém.

Lealdade – CHUUGI 

Apenas isso: Um samurai é leal por aqueles que estão sob sua responsabilidade, então por quem ele é responsável, ele permanece fiel.

Enfim, seguir os princípios durante o treino, dentro do dojo, é fácil. Agora o desafio é levar os ensinamentos para sua rotina, para o dia-a-dia e aplicar em tudo que for fazer.

Posts relacionados
Bogu: proteção utilizada kenjutsu
O que é um Ronin?
Vestimenta para os treinos
Conheça as peças da katana

Compartilhe!

2 opiniões sobre “As Sete virtudes do Bushido”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.