A Arte Samurai é uma arte marcial sobre a filosofia de vida dos guerreiros samurais. É estudado seus princípios, técnicas e virtudes.
Conheça um pouco da história
Primeiramente os samurais são figuras históricas do Japão que aparecem em muitos filmes, livros e histórias. Eles são principalmente da era feudal, quando originalmente significavam “aquele que serve ao senhor”. A monarquia japonesa governou o Japão de 794 a 1192. Antes dessa época, o samurai desempenhava funções relacionadas à monarquia. Eles agiam como administradores acima dos servos comuns dos feudos.
O samurai adquiriu uma identidade militar, em vez de espiritual, através da criação de exércitos no século XI. Essas exércitos defendiam os interesses políticos e econômicos de governos regionais ou proprietários de terras, conhecidos com Daimyo . Eles também formaram uma forte classe econômica e encorajaram artes marciais e táticas a serem transmitidas.
As classes de guerreiros samurais foram estabelecidas com o propósito expresso de desenvolver técnicas de combate. Eles também estabeleceram um conjunto de valores morais para servir como diretrizes para seu comportamento, não os tornando simplesmente assassinos. Todo guerreiro samurai considera seu senhor e linhagem ao entrar em combate. Isso criou um forte senso de prestígio entre as classes, permitindo que apenas os filhos herdassem suas posições como samurai.
Como os samurais se diferenciavam
Muitos mecanismos sociais diferenciavam os samurais com base em sua posição financeira.
Então a armadura indicava o status e o poder de um guerreiro graças à sua natureza rica. Além disso, um código de princípios orientava o comportamento do guerreiro samurai. A tradição do Bushido exige que o samurai cumpra os valores estabelecidos. Eles acreditam que sua espada, ou katana, carrega sua alma. Além disso, eles devem possuir um vínculo estreito com a espada.
- Leia mais sobre a histórias da katanas
O que se espera de um samurai?
Sobretudo era esperado que os samurais fossem destemidos e comprometidos com o dever, que eles lutassem bravamente em nome de seu senhor ou clã e que eles protejessem sua honra. Se caso eles falhassem em cumprir sua missão, nem sempre eles eram punidos – em vez disso, eles deveriam praticar o ritual conhecido como seppuku.
Um samurai que estivesse sem um Daimyo era noemado de ronin. Para um ronin se manter vivo, ele se voltavam para o crime ou vendiam sua espada.
Leia também
– O que é um Ronin?
– Conheça mais sobre as virtudes dos samurais!
O Samurai acreditava que desenvolver outras habilidades e atividades culturais eram importantes e não apenas treinar para confrontos. Dessa forma algumas dessas atividades incluíam praticar poesia, criar arranjos de flores e assistir ao teatro Noh, desenhar etc. Eles também tinham que ser muito devotos à sua fé budista.
Por fim, a cultura japonesa incorpora fortemente o estilo de vida do samurai. Eles têm uma extensa literatura em torno deles. Muitas das atividades criadas na cultura japonesa foi graças à experiência dos samurais. Isso inclui artes marciais, arco e flecha e arte de combate – todos derivados das tradições samurais.
Você pode praticar a arte samurai, ou marcial kenjutsu em diversas cidades espalhadas no Brasil. Procure por um instituto e comece seu treinamento.
Comment on “O que é a arte samurai?”
Comments are closed.