Seppuku significa “cortar o ventre”. Era um ato de honra e de coragem realizar este propósito. Mas porque? Qual o significado de realizar o seppuku? Confira abaixo.
A origem do seppuku no Japão
A princípio o seppuku foi introduzido em meados de 1.100 e apenas a classe dos guerreiros samurais praticava este ato e em 1.868 este ato foi banido oficialmente.
Era realizado como um ato de honra de um guerreiro. Essa prática era comum em seu código de honra já eles acreditavam que se recusar a morrer nas mãos de inimigos demonstraria sua bravura e resistência a esses inimigos. O propósito de cometer esse ato era demonstrar sua força, autocontrole e determinação feroz.
O ronin era obrigado a realizar seppuku depois de perder seu Daimyo, este que agia como o senhor feudal na época. No entanto, se seu Daimyo por escrito proibisse especificamente essa prática, ele poderia não o realizar.
O ato do seppuku
Para realizar este ato os guerreiros utilizavam as armas: tantō, wakizashi ou uma adaga simples. Então ao realizar o ato, uma pessoa abre seu abdômen e morre derramando intestinos sobre si mesma. Em estudos e registros feitos, os guerreiros que realizavam o ato começavam pelo lado esquerdo e cortavam para o direito, retirando o estômago como sinal visível de incorruptibilidade.
Geralmente era um ritual realizado na frente de algumas pessoas e em alguns casos, logo após realizar o ato de se cortar no abdômen, havia um outro guerreiro que o executava cortando seu pescoço (afim de evitar uma morte agonizante).
Por que um guerreiro realizaria este ato?
A honra mais importante de um guerreiro samurai é sua vida. Eles também executam seppuku ao enfrentar uma situação particular. Este ritual demonstra o compromisso do guerreiro com a honra.
Desse modo as razões poderiam ser diversos motivos, desde detestar um Daimyo até evitar a captura. Talvez sejam porque falhou com seu daimyo de alguma forma. Em resumo o ato de realizar o seppuku era um ato de honra e coragem.
Quer conhecer mais curiosidades do Japão?
Comments on “O que é Seppuku de um samurai?”
Comments are closed.