Os samurais eram lendários guerreiros japoneses. Eles eram temidos e respeitados por sua coragem e bravura na batalha. Seu código de honra, Bushido, incutiu disciplina extrema em todos os aspectos de suas vidas. Nós separamos alguns desses incríveis samurais mais famosos do Japão para você conhecer, confira!
Os incríveis samurais mais famosos do Japão
Iniciamos a lista com Tomoe Gozen, uma samurai mulher. Apenas algumas mulheres samurais foram registradas na história e ela é uma delas.
Ela viveu de 1157 a 1184. Muito pouco se sabe sobre ela, mas uma história chamada Heike Monogatari menciona que ela era uma mulher extremamente bonita chamada Tomoe. Ela também participou de batalhas ao lado de guerreiros do sexo masculino.
Uma mulher de cabelos pretos e pele clara foi considerada uma das melhores espadachins e arqueiros de Minamoto Yoshinaka. Sua destreza de luta era uma força fundamental do clã Minamoto; ela até superou muitos outros bravos e fortes guerreiros.
Ninguém sabe ao certo o que aconteceu com Tomoe no final de sua vida. Alguns acreditam que ela morreu na Batalha de Awazu, enquanto outros acreditam que ela se casou com Wada Yoshimori depois que ele a derrotou. Eles sugerem que depois que ele morreu, Tomoe se tornou freira. De fato, alguns historiadores até afirmam que Tomoe lutou nas Guerras Genpei e na Batalha de Kurikara.
O samurai Minamoto Tametomo se destacou como atirador de flechas. Ele nasceu em 1139 e morreu em 1170. Dizem que ele afundou um navio inteiro com uma única flecha. Além disso, muitas lendas afirmam que seu braço esquerdo era aproximadamente 6 centímetros mais longo que o braço direito, dando-lhe maior tração ao atirar a flecha.
Tametomo era filho de Minamoto no Tameyoshi e irmão de Yukiie e Yoshitomo. Ele lutou na Rebelião Hōgen de 1156 ao lado de seu pai contra as forças de Taira no Kiyomori e seu irmão Minamoto no Yoshitomo. Segundo a lenda, Tametomo fundou seu próprio reino em Okinawa.
Tametomo cometeu Seppuku um ano depois que o clã Taira o cercou de guerreiros. Ele acreditava que seu braço esquerdo não poderia lutar depois que seus tendões foram cortados pelo clã rival. Quando ele morreu, ele infligiu um ferimento fatal no abdômen e acreditou que seria incapaz de continuar lutando.
Ieyasu Tokugawa nasceu em 1543 e morreu em 1616. Durante sua vida, Ieyasu foi uma figura chave na criação do Xogunato Tokugawa, que durou da Batalha de Sekigahara em 1600 até a Restauração Meiji em 1868. Como o primeiro xogum do Japão, Ieyasu tomou o poder em 1600 e foi nomeado dois anos depois. Seu governo durou até a morte de Ieyasu em 1615.
Tokugawa Ieyasu foi um dos três principais unificadores do Japão; seu trabalho com o clã Imagawa levou a uma aliança militar bem-sucedida com Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi. Após seu treinamento, ele lançou uma invasão militar bem-sucedida que adicionou muitas terras ao seu domínio.
Ieyasu assumiu o poder depois que Hideyoshi morreu em 1600. Ele venceu a Batalha de Sekigahara em 1600, que o levou ao título de shogun em 1603. Mesmo depois de se aposentar de sua posição como shogun, ele trabalhou para neutralizar seus inimigos e estabelecer uma dinastia familiar que durar muitos anos.
Do Período Azuchi-Momoyama até Edo, Masamune foi um samurai da região de Tōhoku. Ele foi o fundador da atual cidade de Sendai e também era conhecido como um grande estrategista e estrategista que instilava medo em seus oponentes. Masamune foi o 1567º a 1636º daimyo em sua linhagem familiar…
Masamune usou o Date Maru para viajar para Roma. Acredita-se que foi a primeira tentativa japonesa de navegar pelo mundo. Durante sua estada na cidade, Masamune estabeleceu relações diplomáticas com o Papa. Uma consequência disso foi um apelido único: Dokuganryū (O Dragão Caolho).
Kusunoki Masashige foi um samurai japonês do século XIV. Ele é conhecido como um brilhante estrategista e estrategista que lutou pelo Imperador Go-Daigo contra o Xogunato Kamakura. No entanto, Go-Daigo perdeu a guerra e Kusunoki é lembrado como um exemplo de lealdade samurai.
Em sua primeira missão para o imperador, Masashige liderou cerca de 500 soldados – incluindo o príncipe Moriyoshi – em uma expedição. Ele morreu durante o confronto em Minatogawa, que hoje ficou conhecido como Kobe. Uma prova de sua lealdade inflexível ao imperador, Masashige foi reverenciado como um modelo após sua morte.
O samurai imbatível, segunda a história, Miyamoto Musashi viveu de 1584 a 1645. Como espadachim e ronin, ele às vezes é rotulado de samurai. Miyamoto Musashi escreveu o tratado de artes marciais Livro dos Cinco Anéis e criou o estilo de luta de duas espadas Niten Ichi Ryu. Ele é considerado um dos heróis nacionais do Japão.
Musashi nunca perdeu uma luta, apesar de enfrentar mais de 60 oponentes, sim às vezes ele enfrentava mais de um oponente ao mesmo tempo. O Livro dos Cinco Anéis também afirma que Musashi empunhava a espada Sasword com habilidade inigualável. Ele adorava viajar pelo país em busca de novos inimigos para lutar. Isso o motivou a aperfeiçoar suas habilidades de combate.
Musashi tinha 13 anos quando se tornou o duelista mais habilidoso do mundo. Além disso, estudou outras artes como caligrafia, escultura e pintura. Ele até escreveu livros sobre estratégia e esgrima.
- Veja mais sobre Miyamoto Musashi
Honda Tadakatsu foi um general e daimyo japonês que viveu nos períodos Sengoku e Edo. Ele é conhecido como um dos “Quatro Reis Celestiais de Tokugawa” e como “o guerreiro que venceu a própria Morte”. Honda Tadakatsu serviu sob Ieyasu Tokugawa, que governou o Japão de 1603 a 1605 e novamente de 1623 a 1626.
Ao longo de 55 batalhas, este guerreiro nunca sofreu uma lesão significativa. Consequentemente, ele ganhou o título de senhor da guerra endurecido pela batalha. Seu mestre, Ieyasu, e muitos senhores elogiaram suas proezas de luta.
Takeda Shingen 1521-1573, uma figura militar e daimyo, procurou governar o Japão durante o período Sengoku. Takeda Shingen liderou o clã Takeda e era conhecido por seu senso de justiça. Ele era implacável com criminosos e não mostrava misericórdia para com súditos desleais.
Shingen organizou mais de 40 campanhas militares. Ele nunca estabeleceu um castelo ou cidade para estabelecer seu clã. Em vez disso, ele viveu em uma mansão em Kofu, optando por abrir mão de uma fortaleza para maior segurança. Shingen acreditava que seus soldados eram mais leais do que as fortificações de um castelo.
Acredita-se que Shingen seja um dos primeiros generais de guerra a usar armas de fogo em seu exército. Ele pensou que essas novas maravilhas tornariam os arcos e flechas obsoletos. Acontece que acredita-se que Shingen morreu devido a um ferimento à bala.
Agora sobre o samurai Oda Nobunaga, que governou de 1534 a 1582, é considerado uma das figuras mais violentas da Era Sengoku. Ao contrário de seu pai, um pequeno guerreiro da província de Owari, Nobunaga teve a audácia de conquistar quase todo o Japão. Ele foi assassinado em 1582 por alguém que trabalhava para ele.
Quando Nobunaga apresentou suas ideias revolucionárias, ele mudou a maneira como o Japão guerreava. Ao mesmo tempo, suas ideias sobre a guerra levaram a um dos militares mais modernos do mundo na época. Nobunaga inventou, implementou e expandiu várias armas militares. Ele ganhou uma grande riqueza conquistando o Japão durante o período Sengoku; usou esse dinheiro para financiar seu interesse em arte e cultura, além de criar castelos e jardins deslumbrantes. No entanto, mais tarde ele usou esses fundos para mostrar seu poder e prestígio.
A Escola de Artes de Kano criou muitas das decorações do Castelo de Azuchi, considerado o maior castelo do Japão. Isso incluía estátuas ornamentadas fora do castelo e cobertura de ouro no exterior. Além disso, portas de correr e telas fixas foram utilizadas, juntamente com pinturas de parede e teto feitas por Kano como tema.
O samurai Toyotomi Hideyoshi sucedeu Oda Nobunaga como senhor feudal depois que Nobunaga uniu o país em 1536. Seu governo, de 1536 a 1598, é considerado parte do Período Sengoku e os primeiros estágios do Período Azuchi-Momoyama. Como resultado das ações de Hideyoshi, ele é considerado o segundo “grande unificador” do Japão.
Embora tenha nascido plebeu de um soldado de baixa patente, Hideyoshi se tornou um formidável samurai e um grande líder. Esse fato é importante ao considerar sua falta de herança como samurai – ele se tornou um dos maiores líderes de qualquer maneira. Em 1547, Hideyoshi se juntou ao clã de Oda Nobunaga como um servo de baixo escalão.
Ele serviu como um dos assistentes pessoais de Nobunaga, conhecidos como carregadores de sandálias. Ele lutou na Batalha de Okehazama em 1560; Então, como resultado, tornou-se um dos senhores da guerra mais poderosos durante o período Sengoku.
Quem teria imaginado que um servo despretensioso se tornaria o primeiro shogun e guerreiro samurai do Japão?
Espero que tenha aprendido um pouco mais sobre os samurais mais famosos do Japão!
Conheça a armadura dos samurai – Yoroi!