Kenjutsu, traduzido literalmente como “Esgrima”, é uma clássica arte marcial japonesa de espada. Muitas vezes é confundido com kendo, embora exista algumas diferenças. Kendo é uma prática mais moderna, enquanto kenjutsu é a arte mais clássica, baseada em ensinamentos de 500 anos atrás. Agora confira sobre a origem do kenjutsu.
A história do kenjutsu
Da origem do kenjutsu: as raízes da arte remontam à era Kofun da história japonesa, quando os registros mostraram que Kashima-no-Tachi, ou a “Espada de Kashima”, foi transmitida aos soldados Sakimori que foram enviados para proteger as áreas de fronteira de ameaças externas. Com o tempo, o kenjutsu evoluiu na região de Ibaraki, onde havia sete estilos supervisionados por sete sacerdotes xintoístas e oito estilos supervisionados por oito monges budistas.
Os estilos modernos de kenjutsu originaram-se das quatro escolas fundadoras do período Sengoku – era Muromachi, séculos XV e XVI – em particular do período Sengoku, século XVI. Existem três ou quatro escolas das quais a maioria das escolas modernas derivaram, com algumas fontes estimando três escolas em vez de quatro.
Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna criou Shinkage-ryuu através da forma de arte Kage-no-nagare de Aisu Ikôsai Hisatada.
O Iizasa Chôisai Iga-no-kami Ienao fundou o Tenshinshôden Katori Shintô-ryû ao lado do Kasumi Shinto Ryu e do Kashima Shinto Ryu.
Chujô Hyogo-no-kami Nagahide fundou a disciplina de Chûjô-ryû.
O estilo de artes marciais monásticas conhecido como Maniwa Nen-ryû foi criado por Nen-ami Jion.
Durante o período Edo, que durou do século 16 ao 19, o número de estilos de kenjutsu cresceu exponencialmente. Em seu auge, existiam mais de 500 estilos de kenjutsu. O estilo de armadura Bogu e o estilo de espada Shinai originaram-se do kenjutsu; esses dois estilos acabariam por evoluir para o kendo moderno.
Durante o período Edo, o kenjutsu atingiu seu auge; ironicamente, um período de paz de 200 anos ocorreu depois. Alguns praticantes de espada acreditavam que estudar a espada poderia ajudá-los a alcançar um entendimento mais elevado do que apenas praticando. Houve centenas de estilos de Kenjutsu ao longo dos séculos. Muitas dessas escolas, conhecidas como ryu em japonês, continuam a transmitir as técnicas de seus fundadores. Essas escolas usam kata, ou sequências de movimentos que ensinam os alunos a combater em todos os cenários.
No final dos anos 1600 e início dos anos 1700, o kenjutsu se desenvolveu em vários estilos distintos. Estes incluíram Sumoinjutsu, Tameshigamigashiguchi e Usogochi.
Miyamoto Musashi originou o estilo de luta Niten Ichi Ryu
Yagyu Muneyoshi criou o Yagyu Shinkage Ryu a partir do Shinkage Ryu de Kami-izumi Ise-no-kami Hidetsuna.
Itô Ittosai Kagehisa, um membro do estilo Toda-ryū, criou o estilo Ittô-ryû. Chujô Hyogo-no-kami Nagahide, um membro do estilo Chûjô-ryū, criou o estilo ilegítimo Chujô-ryū.
Por Mima Yochizaemon, Suio Ryu apresenta flores de cerejeira
No final do século 19, as espadas não eram mais permitidas no Japão; isso levou ao desaparecimento de muitos estilos de luta com espadas. Depois que o Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, essa tendência continuou. No entanto, vários estilos de luta com espadas continuaram a prosperar no Japão até hoje.
Praticando kenjutsu
O treinamento de Kenjutsu difere dependendo do estilo em questão. Na maioria dos estilos o treinamento é baseado em kata (formas pré-determinadas). Em algumas formas, o treinamento de kata é complementado pelo treinamento de combate com equipamentos de proteção.
A prática de kata geralmente usa um gládio de madeira semelhante a uma katana, conhecida como katana. Bocken ou Bokuto. Cada tipo de kenjutsu geralmente define o comprimento largura e curvatura do bokuto.
Em treinamento de combate no dojo usa-se uma forma de proteção para evitar ferimentos graves. A maioria usa o mesmo equipamento de proteção do kendo, consistindo de bogu (armadura) e shinai (espada de bambu).
Lembre-se que cada estilo tem suas próprias características de treinamento. O aprendiz já havia começado a lutar com a espada/ shinai desembainhada. Alguns estilos, como o Niten Ichi Ryu, possuem uma técnica especial de uso de duas espadas, sendo uma em cada mão.
enjutsu é uma disciplina física, mental e espiritual. Para sua prática, é necessário o equilíbrio entre o corpo e a mente, mais do que força e vigor físico. Os ensinos mais profundos do kenjutsu têm um conteúdo filosófico muito forte.
Várias belas-artes marciais são dele ou foram influenciadas por ele, como: o kendo, sua versão moderna, que dá mais ênfase ao Dô (formação do caráter humano); iaido, a arte de desembainhar a espada e o aikido, que incorpora os princípios do treinamento com as espadas, embora não o aguente como objetivo principal.
Alguns estilos ainda praticam cortes de tameshigiri e suemonogiri, com shinken (espada de metal com corte).
Comments on “Conheça a origem do kenjutsu”
Comments are closed.